Modelo Conceptual da Infografia

Novembro 1, 2007 at 7:42 pm (Infografia)


Tema

O tema para o meu trabalho final de Design de Comunicação Multimédia, vai-se basear no CD-ROM em que estou a trabalhar na cadeira de Ergonomia das Aplicações Multimédia. Isto é, a Dislexia. O meu trabalho de EAM tem como objectivo alertar a comunidade para o que é a Dislexia, apresentar a sua definição e o seu desenvolvimento no tempo, e, ao mesmo tempo, possibilitar a Educadores e Educandos o uso de exercícios de síntese auditiva dedicados a crianças com dislexia já diagnosticada.

Daí, o tema para a Infografia que vou desenvolver será a Dislexia em Portugal, e a necessidade de combater ideias pré-concebidas erradas e ajudar as crianças com este problema, fazendo promoção ao CD-ROM em questão.

Objectivos

Pessoalmente, este trabalho vai ter como objectivo divulgar o CD-ROM que vou conceber na cadeira de EAM. Será também uma forma de treinar a concretização de uma infografia interactiva.

No que toca aos objectivos em relação ao público-alvo, a ideia é fazer com que percebam o que é a dislexia, combater ideias pré-concebidas falsas, dar-lhes a entender o que é o CD-ROM e a sua estrutura, e demonstrar, através de uma simulação, o que sentem os disléxicos ao ver um conteúdo Web pouco acessível para estes.

Público-Alvo

O público-alvo será composto por pessoas que queiram desenvolver conteúdos acessíveis para disléxicos, que pouco saibam sobre o que é a dislexia, ou que queiram saber mais sobre esta condição.

Conceito

O conceito da infografia será a palavra.

A tipografia será algo importante neste trabalho, indo além do discurso textual, mas servindo como um importante elemento de construção da imagem.

Conteúdos e Estrutura

Em termos de conteúdo, haverá a definição de dislexia, um pouco da sua história, uma simulação e conteúdos relacionados com elementos a ter em atenção quando se cria um conteúdo que tenha em vista a acessibilidade por parte de disléxicos.

O fio condutor da infografia será um livro, que ao abrir-se vai levar a todos os conteúdos. Este não aparecerá da mesma forma ao longo da infografia. Dependendo do local onde nos encontramos, este pode ocupar a maioria da área e noutros locais, poderá ser só um ícone pequeno.

A infografia terá um menu que aparecerá sempre, independentemente do local onde o utilizador se encontrar. No entanto, os conteúdos por si poderão ter ligações para outro local da infografia, sempre que for pertinente.

3 comentários

  1. rachnroll said,

    muito bem, gostei da ideia do fio condutor ser o livro…
    e espero também aprender muito mais sobre a dislexia😉

    continuação de bom trabalho!

  2. Paulo Frias said,

    Olá Lúcia,

    A apresentação do ‘argumento’ para a infografia parece-me correcta. Esta sintetizada, como era pretendido, e os tópicos mais importantes são referidos. Saliento o facto de que existe já uma linha orientadora muito forte para trabalhar daqui para a frente. Apenas aconselho mais algum cuidado na forma de redigir o texto, por vezes confuso e demasiado coloquial.
    Acho que ficou a faltar um esquema ou uma explicação mais cuidada do funcionamento da infografia.
    Sugiro a elaboração imediata de um fluxograma para a infografia, e o desenvolvimento progressivo das ‘janelas’ que farão parte da mesma.

    Bom trabalho.

  3. Joaquim Guerreiro said,

    Viva!

    Encontrei este link por mero acaso e fiquei curioso.
    Qual o objectivo da infografia? Ou o trabalho É uma infografia sobre a dislexia? Se assim for fico com vontade de ver se resulta.

    J.G.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: