Projecto Final – Dislexia – Parte 2

Outubro 17, 2007 at 10:51 pm (Projecto Final)


Apesar de preferir colocar o protótipo por extenso aqui no WordPress, o facto é que não funciona tão bem como gostaria. Daí ter feito uma apresentação em PowerPoint que explica e demonstra esboços. No início do CD-Rom vai aparecer uma animação em flash que chama a atenção para a discriminação das crianças disléxicas nas idades mais baixas, na sua falta de estima, nos erros em diagnósticos e nos problemas que essas crianças vão ter caso não tratem a dislexia da melhor forma. A animação vai conter texto e som, fazendo uma simulação do que é ver pelos olhos de alguém disléxico.

Metáforas

  1. A animação que aparece logo no início do CD-Rom vai levar à constituição de uma metáfora que vai ser utilizada no resto do CD, na zona dos pais e educadores.
  2. Numa parte da animação, um poema irá aparecer. E depois do utilizador ter tido tempo de o ler, as palavras vão se misturar, não sabendo bem quando começam umas e onde acabam outras, trocando-se letras (v pelo f; d pelo t), tornando praticamente impossível que o texto seja decifrado.
  3. A animação tem como objectivo servir de recurso para mostrar na sala de aula, por exemplo, para que as crianças percebam que ser disléxico não é “ser burro”.
  4. A partir deste princípio, a zona dos pais e educadores vai ter como metáfora o mundo difícil dos disléxicos, e, assim, os menus serão por momentos indecifráveis.

Divisão

  1. A partir do momento em que se carrega em Skip Intro, vamos para um painel que dá à escolha o acesso a duas zonas distintas: a dos Educadores e Pais e a dos Exercícios para crianças com dislexia.
  2. Em primeiro lugar, vou-me focar na zona dos Educadores e Pais. Esta zona dará acesso a vários conteúdos, incluindo à animação que aparece logo no início, de forma a que esta possa ser visionada a qualquer altura que alguém quiser.
  3. No entanto, vou fazer o CD-Rom optimizado ao acesso por pessoas com dislexia, independentemente da sua idade.

Cuidados

  • Há certos cuidados a ter no que toca a conteúdos visuais para pessoas disléxicas:
    • É difícil ler linhas compridas, colunas são preferidas;
    • Texto não justificado, para não se criarem espaços brancos que distraem o leitor;
    • Cor de fundo personalizável (ou então um fundo não branco mas claro);
    • Tipo de letra, cor e tamanho personalizáveis (ou então tipo de letra sem serif — dentro da comunidade disléxica definiu-se o uso do Verdana, tamanho 12pt, num tom escuro);
    • Se um título se desdobra em duas linhas, dividi-lo através do sentido;
    • Usar negrito para enfatizar em vez de itálicos ou sublinhados;
    • Imagens ou gráficos, para dar ao leitor algo que recordar;
    • Caixas de texto e balas;
    • Não usar animações no mesmo local de um texto;
    • Frases e parágrafos curtos;
    • Quanto mais estruturado, mais fácil a compreensão do conteúdo. Usar títulos, listas com números, e citações identadas, quando apropriado;
    • Não usar abreviações;
      • Escrever para programas de leitura (tecnologias assistivas);
      • Não escrever palavras só com maiúsculas pois podem ser lidas como letras individuais pelo programa (e dá a sensação de que SE ESTÁ A GRITAR);
      • Separação dos elementos de uma lista com espaço adicional;
      • Usar um ponto parágrafo após uma ligação para o separar do texto que se lhe segue.
    • Não usar sons distractivos;
    • Texto descritivo de todas as imagens.

Exercícios para a Dislexia

  1. Na zona dos exercícios para as crianças, as coisas vão ser mais simples.
  2. Quando esta zona é escolhida, vai aparecer uma lista de tipos de exercícios. Quando se escolhe um tipo de exercício, vão aparecer por baixo os exercícios correspondentes.
  3. Esta parte do CD-Rom, apesar de destinada às crianças, vai ser para ser usada na mesma por Educadores e Pais. Só a parte dos exercícios em si é que vai ser usada pelas crianças, mas sempre com o acompanhamento de um educador ou educando.
  4. No entanto, já não vai existir a metáfora das palavras que são incompreensíveis.
  5. O som vai ser uma componente importante para os exercícios para a dislexia. Vou centrar-me na dislexia auditiva.
  6. Haverá imagens, para acompanhar o som.

Conclusão

  1. Em termos de conteúdos concretos, ainda não há especificidades.
  2. No entanto, sendo esta apresentação uma descrição muito geral, o que foi apresentado em termos concretos (design) vai sofrer alterações. O protótipo Lo-Fi está a caminho.

21 comentários

  1. Rosangela said,

    Olá Lucia, fiquei encantada com o trabalho. Como faço para ter acesso ao CD?

  2. Beatriz said,

    Ola adorei o seu trabalho como posso obter o cd?

  3. Teca said,

    Como posso obter o CD?
    Não encontrei mais detalhes do trabalho, há mais para ler sobre autor etc?
    Espero rápida resposta

    Cordialmente,

    Teca Ribeiro

  4. luciaroque said,

    Obrigada a todas pelo interesse!
    Pelo que fui dizendo nos posts que aqui coloquei, o CD-ROM foi um protótipo. Já foi entregue como trabalho da disciplina em que se inseria.
    Não ficou completo. Aliás, ficou longe disso. Um dia posso voltar a este projecto, mas depende muito de como correrem os próximos tempos.
    Eu mandei um email a cada uma de vocês. Se não o viram é porque foi para a caixa de spam.
    Obrigada!

  5. Rosangela said,

    Olá! Tenho dois alunos dislexos no 5º ano (antiga 4ª série) e gostaria de adquirir este material para melhorar meus trabalhos com estes alunos. Como posso fazer?

  6. Patrícia said,

    Boa noite Lúcia!
    Primeiramente parabenizo-a pelo trabalho. Acredito que ainda há muito o que ser pesquisado nesta área. Gostaria se possível obter maiores informações sobre os exercícios , uma vez que atendo uma pessoa com dislexia de 45 anos há 3 meses e que nunca realizou tratamento fonoaudiológico anteriormente.
    Obrigada!

  7. Liliam s ramos said,

    Tenho uma filha que é disléxica, e estou tendo difículdades em obter exercícios , para ajuda-la junto a fonoaudiologa, se tivesse este cd ou mais exercícios talvez pudesse ajudar minha menina com mais presteza, se tiver algum material que possa me enviar , agradeceria de coração.Sem mais Líliam

  8. Marcia said,

    Bom dia Lúcia!

    Obrigada por compartilhar o seu trabalho!
    Eu também gostaria de ter acesso ao CD. É possível?

    Marcia

  9. Ana said,

    Olá!
    Sou prof de Educação especial e a dislexia é um tema que me interessa, gostaria, sobretudo de saber mais sobre os exercicios. Como posso obter o cd?
    Obrigada

  10. ana said,

    Boa noite Lucia
    seria possivel enviar-me tb
    mto obrigado

  11. Marcia said,

    Oi Lucia
    queria primeiramente parabenizá-la pelo trabalho e gostaria de saber como posso obter este CD . Desde já agradeço pela atenção e parabéns . Marcia

  12. Sofia Silva said,

    Bom dia Lúcia,
    Achei o seu trabalho muito interessante. Se possível gostaria de obter mais informações, nomeadamente em relação aos exercícios a usar com crianças disléxicas.
    Obrigada!

  13. Ana Isabel Marques said,

    Olá
    sou docente de educação especial e trabalho com alunos com dislexia. Gostaria de saber como posso obter o CD pois parece-me ser de grande possibilidade de trabalho com os referidos alunos.

    Obrigado
    Ana Isabel Marques

  14. Ana Margarida said,

    Olá!!
    O seu Trabalho é muito interessante e gostaria de saber como posso obter o Cd. Trabalho com crianças disléxicas e este material é muito bom. Obrg

  15. Maria Garcia said,

    Olá Lúcia
    Sou professora e tenho um familiar de 9 anos com dislexia. Achei muito
    útil e interessante o seu trabalho.
    Há alguma possibilidade de obter o CD ou aos exercícios para usar nestes casos.

    Obrigada

  16. silvana fernandes said,

    Adorei seu trabalho gostaria de obter seu cd, de que maneira posso compra-lo pois trabalho com alunos dislexos e preciso de modelos de exercícios .
    Obrigada!

  17. Luciana Freitas said,

    Apesar de estarmos em 2009 gostaria muito de ver uma cópia desse cd, ainda seria possível, seu material é muito interessante e vai me ajudar muito. Obrigada!

  18. livia monica de carvalho said,

    gostei muito ,como faço para obter o cd?

  19. Rejane sousa de andrade Morais Cavalcanti said,

    Gostaria de exercícios de crianças que tem dificuldades de dislexias, para estudar o caso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: